Plantão
Geral

Risco de conflito faz mato-grossense abortar missão no Oriente

Publicado dia 30/09/2017 às 11h41min  
Vereador da cidade de Nova Guarita, no Norte de MT, foi ao país para realizar trabalho voluntário

O vereador licenciado de Nova Guarita (697 km ao Norte de Cuiabá), Isidoro Júnior (PSDB), 32 anos, enfrentou dificuldades ao chegar a Cidadela de Erbil, no Iraque, no último dia 23, e teve de deixar a região, em razão dos conflitos que acontecem na área.

 

Isidoro Júnior viajou para atuar como missionário em um campo de refugiados, com um grupo de 15 voluntários da Ong "Get a Smile + Adra".

 

Os voluntários saíram do Brasil no dia 23 de setembro e tinham a previsão de retornar em 14 de outubro, após realizarem trabalhos religiosos e voluntários. 

 

No entanto, a cidade - considerada uma das mais pacíficas do Iraque – passou a ser palco de conflitos, em razão de questões políticas entre o Curdistão iraquiano e a autoridade central de Bagdá, logo após a vitória do “sim”, no referendo independentista de 25 de setembro.

 


O temor é de que, devido ao fechamento da fronteira, o grupo de missionários fique preso no país.

O político relatou, em um vídeo postado em sua rede social (veja abaixo), que se sente impotente com a situação.

 

“Triste, frustrante, mas isso é para nos ensinar algo. Quantas famílias hoje, que estão nos campos, fizeram algo mais radical, abandonando tudo, como amigos e familiares, além de pessoas que não puderam ser avisadas sobre a tragédia que se aproximava?”, disse.

 

As fronteiras foram fechadas ao final da tarde de sexta-feira (29), às 18 horas. “Estamos vendo se conseguimos passagens de avião para a cidade de Istambul [Turquia]. Particularmente, gostaria de ficar, por não acreditar em conflito armado neste momento”, afirmou o vereador. 

 

Ele informou que deve sair pela Turquia e vir ao Brasil, mas apenas no dia 9 de outubro.

 

“Enfim, se tudo der certo, ficaremos aqui até o próximo dia 9 e teremos como rota de saída a Turquia, por via terrestre. Peço oração a todos e que Deus nos acompanhe”, disse.

 

O propósito do missionário no local era levar tratamento médico e odontológico, educação sanitária entre outras do gênero.

 

“Aprendi, desde cedo com meus pais, a ajudar o próximo. Vir para o Iraque foi uma oportunidade de fazer isso em outro país”, afirmou.

 

Esta não é a primeira vez que Isidoro Júnior participa como voluntário. Em 2013, por 30 dias, ele esteve em Guiné-Bissau, na África Ocidental.

 

O conflito

 

Um referendo realizado nesta semana pelo povo curdo teve mais de 90% de votos favoráveis à independência em relação ao Iraque.

 

As autoridades iraquianas, no entanto, consideram que o referendo não é legítimo.

 

O plebiscito também foi criticado pelos vizinhos do Curdistão, Irã e Turquia, que estão preocupados com o fato de que a votação possa afetar suas próprias minorias curdas.

 

Confira vídeo do vereador Isidoro Júnior: 

 

 

 

Fonte: Midia News                          Publicado neste site por: Reprodução de matéria jornalística

Site Fonte: Acesse o site fonte

ÚLTIMAS Notícias

MPF pede afastamento cautelar do ministro da Saúde

16 de outubro de 2017 às 16:59:15

As origens do horror

16 de outubro de 2017 às 15:33:22

UM CASO REAL, QUE DÓI ATÉ HOJE

16 de outubro de 2017 às 08:05:18

Fale Conosco

Guarantã do Norte / MT

(66) 99256-6755

comercial@horanews.net